O estatístico Herman Hollerith, no final do século XIX, idealizou uma solução eficiente para o censo de 1890, onde o mesmo concebeu diversas maquinas elétricas para somar e contagem de dados que eram que eram representados na forma de fitas de papel perfuradas. A partir dessas perfurações, os dados passaram a ser computados de forma mais rápida e automática, permitindo que os EUA pudessem acompanhar de perto o crescimento de toda sua população.

Em 1911, duas outras companhias uniram-se a ela, a International Time Recording Co. ,que trabalhava com registradores mecânicos de tempo, e a Computing Scale Co., que trabalhava com instrumentos de aferição do peso, formando então a CTR – Computing Tabulating Recording Co.
Em 1914, Thomas J. Watson assumiu a presidência da organização e estabeleceu normas de trabalho completamente inovadoras para sua época. Naquele tempo a CTR contava com apenas 1.400 funcionários e suas constantes pesquisas resultava na criação e no aperfeiçoamento de novas máquinas de contabilidade para acompanhar o rápido desenvolvimento industrial.
Então, em fevereiro de 1924 a CTR mudou seu nome para IBM – International Business Machines, aquele que ocuparia um lugar de liderança dentro do processo tecnológico e essa sigla passou a ser a solução para que a indústria e o comércio continuassem a resolver seus problemas de desenvolvimento.
Devido ao seu constante e rápido desenvolvimento, em 1949 a IBM criou a IBM World Trade Corporation, um subsidiária inteiramente independente para aumentar as vendas, serviços e produção fora dos EUA. As atividades da IBM World Trade Corporation se estendem hoje por mais de 150 países e suas fábricas e laboratórios funcionam em 15 países diferentes, estando integradas aos laboratórios de desenvolvimento na França, Alemanha, Espanha, Itália, Holanda, Suécia, Inglaterra, Brasil, Argentina, Colômbia, México, Canadá, Austrália e Japão.
A IBM é uma empresa que investe em pesquisa e desenvolvimento mantendo-se na liderança do ranking de patentes há 16 anos consecutivos, ganhou 4.914 patentes norte-americanas em 2009 contra competidores como a Samsung com 3.611 patentes e a Microsoft com 2.906 patentes. A tecnologia IBM está presente nos principais computadores do mundo e também em milhões de casas por meio dos potentes e modernos vídeos games que são equipados com chips IBM.
A IBM transformou completamente seu modelo de negócio, se desfez de várias atividades que já tinham se transformado em commodities, como os segmentos de PC’s e impressoras, e ampliou os investimentos em áreas-chave de alto valor, com consultoria, informação on Demand e serviços. Em 2005, sua divisão de PC’s foi adquirida pela chinesa Lenovo.
A IBM Brasil – Indústria, Máquinas e Serviços Ltda é uma das subsidiárias da IBM World Trade Corporation, surgiu no Brasil em 1917 ainda funcionando com o nome de Computing Tabulating Recording Company. O Brasil foi o primeiro país do mundo a receber uma filial da IBM e foi firmado um contrato para a prestação de serviços com a diretoria de estatística comercial. Com os excelentes resultados obtidos, o governo brasileiro contratou a CTR para o censo demográfico de 1920 e nesse mesmo ano chegaram ao Brasil às primeiras máquinas impressoras.
A IBM já esta presente no Brasil há 93 anos, durante esse tempo a empresa muitas vezes orientou as mudança e avanços da indústria. Hoje, possui soluções de ponta a ponta, adequadas a empresas de todos os portes e perfis, presente em mais de 170 países, opera no modelo de empresa globalmente integrada e emprega 386 mil pessoas em todo o mundo.
Nos últimos três anos, a IBM Brasil dobrou de tamanho, tanto em número de funcionários quanto em faturamento. Durante esse período, 8 mil pessoas foram contratadas e , atualmente, a IBM Brasil conta com 17.400 colaboradores, sendo metade dessa força de trabalho dedicada ao segmento de serviços.
O Brasil possui o segundo maior centro de prestação de serviços da IBM e para poder atender clientes de qualquer lugar do mundo, a IBM Brasil faz parte do que a empresa define como “Global Delivery Model”, modelo integrado de prestação de serviços que garante custos competitivos, excelência e padronização de processos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário