quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Produtos IBM



A IBM iniciou a década de 90 com bons resultados. As pessoas estavam deixando de lado a computação por mainframes e migrando para o prodigioso PC. Não demorou para que as atenções da corporação se voltassem ao mercado de desktops e não mais aos computadores gigantes. Em outubro de 1992, a IBM anunciou a série de produtos ThinkPad, começando com o 700c, o primeiro laptop do mundo. Tal novidade teria o custo elevado de US$ 4.350 e seria composta de um processador Intel 80486SL de 25MHz, uma tela de 10.4 polegadas, HD removível de 120MB, e 4MB de memória RAM (expandível até 16MB).



                                                             PROCESSADOR CELL


O Cell Broadband Engine Architecture
Construído em cooperação entre a Sony, a Toshiba e a IBM - a conhecida aliança STI - o Cell Broadband Engine Architecture, ou simplesmente Cell, é um dos processadores mais poderosos e famosos da atualidade. O custo de seu desenvolvimento iniciado em março de 2001 ultrapassou os US$ 400 milhões. Toda a fase de pesquisas foi realizada no STI Design Center em Austin, no Texas.
Composto por 1 processador PowerPC de 64bits, da IBM, que controla outros 8 núcleos com 256KB de memória interna cada um, auxiliados por 4 módulos que processam 44,8GB/s na saída e 32GB/s na entrada de dados, o monstro criado por três gigantes dos eletrônicos combina uma poderosa arquitetura feita especialmente para a manipulação de efeitos especiais em vídeos e imagens, além de ter até mesmo uma versão para supercomputadores - o PowerXCell 8i. Atualmente, é o processador padrão do PlayStation 3, também empregado em alguns televisores de alta definição e no supercomputador Roadrunner (mais informações a seguir).

Nenhum comentário:

Postar um comentário